Tenho Dito!

Fotos: coca-cola completa 125 anos


O xarope não saiu exatamente como esperado, mas em compensação o farmacêutico norte-americano John Pemberton entrou para a história ao criar, sem nenhuma pretenção, a fórmula do refrigerante mais popular do mundo.

Em maio de 1886, ele misturou extrato e folhas de coca, cafeína e água. Até então, tudo indicava que o líquido seria consumido apenas por pessoas com dor de cabeça e distúrbios do sistema nervoso. Pemberton melhorou o sabor da bebida e adicionou ácido fosfórico à “fórmula secreta”, para estabilizar quimicamente o produto. Mesmo depois de 125 anos e de centenas de tentativas de revelar todos os ingredientes, essa fórmula é mantida em segredo pelos fabricantes do refrigerante.

A fórmula do xarope foi vendida para Asa Candler que, em 1892, registrou no Estado da Geórgia a Coca-Cola Company como sociedade anônima. Em 1895, a Coca-Cola já havia conquistado os Estados Unidos e, na virada do século, chegou aos seus vizinhos mais próximos: Canadá, Inglaterra, Cuba e Porto Rico.

A garrafa é conhecida pelo famoso projeto de contorno criado em 1915 pelo designer Earl R. Dean da Root Glass Company. A Coca-Cola Company fez uma competição para selecionar o melhor desenho de garrafa. Eles queriam um projeto que poderia ser facilmente reconhecível, mesmo no escuro ou até mesmo quebrado.

Coca-cola chega aos 125 anos
Veja a evolução das garrafas com o passar do tempo:

Coca-cola chega aos 125 anos

No Brasil, a coca-cola começou a ser vendida em 31 de outubro de 1939, quando Getúlio Vargas baixou um decreto modificando o uso de aditivos químicos em refrigerantes no país. Essa polêmica mudança na legislação permitiu a utilização do ácido fosfórico que, segundo pesquisas médicas, pode se combinar com o cálcio no organismo das pessoas e, assim, provocar a descalcificação de ossos e dentes.

O império mundial da Coca-Cola, porém, continua ligado à sua matriz, em Atlanta, nos Estados Unidos. As filiais estrangeiras apenas dão um tratamento industrial final aos produtos da empresa, cuja base continua sendo o xarope desenvolvido por Pemberton. O principal negócio da multinacional é a venda de franquias para o uso do xarope e da marca.

No seu centenário, a coca-cola produziu esta garrafa especial para a Selfridges, uma loja popular de Londres.

Coca-cola chega aos 125 anos
Na Rússia foram lançados os  refrigerantes  Coca-Cola, Fanta, Sprite em 8 pequenas latas.

Coca-cola chega aos 125 anos
Disponível através de alguns sites, a Coca-Cola contribuiu para a edição limitada de nome Betty Bottle, do seriado Betty a Feia.

Coca-cola chega aos 125 anos
Em 2009, a coca-cola lançou uma edição limitada de latas projetado especialmente para o verão

Coca-cola chega aos 125 anos





Gostou? Curtiu? Compartilhe!

Divulgue no Orkut

Comente

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.