Tenho Dito!

As 10 fotos mais famosas da história


A lista de fotos a seguir foi elaborada pelo jornalista e poeta Car­los Wil­li­an Lei­te. Ele reuniu as fotografias mais pesquisadas em publicações internacionamente reconhecidas, como The Pulitzer Prizes e World Press Photo. O resultado é uma lista incrível de 10 imagens que continuam comovendo e tirando o fôlego de muita gente.

As 10 fotos mais famosas da história

1 – Os Beatles atravessando a Abbey Road (Foto de Iain Macmillan / 1969)
Essa imagem foi feita 8 de agosto de 1969 pelo fotógrafo escocês Iain Macmillan, que ficou mundialmente conhecido depois desse trabalho. O local escolhido foi a rua do lado de fora dos estúdios Abbey Road, em Londres, e foram feitas apenas seis fotos. Isso porque, segundo contam, o fotográfo teve apenas 10 minutos para registrar os componentes da banda.

As 10 fotos mais famosas da história

2 – Einstein mostrando a língua (Foto de Arthur Sasse / 1951)
O pesquisador tinha sido homenageado há pouco tempo pelo seu aniversário de 72 anos. A língua foi uma tentativa de demonstrar o descontentamento de Einstein com o assédio dos fotográfos.

As 10 fotos mais famosas da história

3 – Menina afegã (Foto de Steve McCurry / 1984)
A menina da imagem se chama Sharbat Gula e tinha 12 anos quando foi fotografada para uma reportagem da “National Geographic” sobre a ocupação soviética no Afeganistão. Acabou se tornando uma das fotografias mais conhecidas do mundo.

As 10 fotos mais famosas da história

4 – O beijo da Times Square (Foto de Jeff Widener / 1945)
Foto publicada pela revista “Life” durante o anúncio do fim da guerra contra o Japão, em 14 de agosto de 1945. O fotógrafo registrou um marinheiro beijando uma moça vestido branco. Ela foi identificada na década de 1970 como Edith Shain, mas a identidade do rapaz permanece desconhecida.

As 10 fotos mais famosas da história

5 – Che Guevara — Guerrilheiro Heroico (Foto de Alberto Korda / 1960)
A foto foi feita quando o guerrilheiro participava de uma homenagem a vítimas da explosão de um barco. Mas foi a estampa em monotipia baseada na foto, criada pelo artista irlandês Jim Fitzpatrick que acabou imortalizando a imagem.

As 10 fotos mais famosas da história

6 – Massacre da Praça da Paz Celestial (Foto de Jeff Widener / 1989)
É o registro mais famoso da revolta estudantil chinesa de 1989. Mostra um jovem solitário e desarmado na Praça da Paz Celestial interropendo o percurso de uma fileira de tanques de guerra. Em 2000, o rapaz desconhecido foi eleito pela revista “Time” como uma das pessoas mais influentes daquele século.

As 10 fotos mais famosas da história

7 – Phan Thi Kim Phúc (Foto de Nick Ut / 1972)
É a imagem mais famosa da história. Kim Phuc, a garotinha nua que aparece coorendo em uma estrada perto de Trang Bang, no sul do Vietnã, estava em pânico após um ataque aéreo com napalm. Para sobreviver, ela arrancou a roupa que pegava fogo.

As 10 fotos mais famosas da história

8 – Execution of a Viet Cong Guerrilla (Foto de Eddie Adams / 1968)
Na imagem aparece Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia sul-vietnamita, disparando sua pistola contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon. Embora chocante, a fotografia não deixa adivinhar que o homem assassinado havia matado uma família.

As 10 fotos mais famosas da história

9 – Autoimolação (Foto de Malcolm Browne / 1963)
O monge budista vietnamita Thich Quang Duc ateou fogo em seu próprio corpo durante protesto realizado na cidade vietnamita de Saigon, em junho de 1963. O ato o transformou em mártir da resistência à guerra na Ásia.

As 10 fotos mais famosas da história

10 — Mãe migrante (Foto de Dorothea Lange / 1936)

É uma das fotografias mais famosas dos Estados Unidos, registrando um momento da Grande Depressão. Na imagem aparece Florence Owens Thompson, 32 anos, desolada por não ter comida para alimentar os filhos.

[Fonte: Jornal Opção]





Gostou? Curtiu? Compartilhe!

Divulgue no Orkut

Comente

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.