Tenho Dito!

Saúde: quando procurar um médico com urgência


Existem sintomas que podem parecer coisa passageira, mas que devem ser levados a sério e motivar uma ida ao médico com urgência. Veja algumas doenças que podem ser manifestadas por sinais simples como vômito sem explicação, inchaço ou até sede.

FEBRE PERSISTENTE

Saúde: quando procurar um médico com urgência

Crianças costumam ter mais febre que adultos e com temperaturas mais elevadas, mesmo quando ela não representa mal à saúde. Mas, quando essa febre dura mais de uma semana acima dos 37,5 graus, é hora de procurar um médico. Isso porque mais da metade das febres sem causa aparente são causadas por infecções ou podem indicar até tuberculose.

PERDA DE PESO

Uma perda involuntária e que venha sendo percebida por mais de seis meses precisa ser investigada. Esse pode ser um sintoma para doenças como hipertireoidismo, diabetes, depressão e outros distúrbios psicológicos, doenças do fígado ou até cânceres.

ALTERAÇÕES INTESTINAIS

Saúde: quando procurar um médico com urgência

Entre as alterações mais comuns estão fezes com sangue, escuras ou amareladas; prisão de ventre ou diarreia persistente; e vontade incontrolável de defecar. Essas mudanças podem significar a presença de infecções bacterianas (como a Salmonella), virais ou parasitária ou problemas como a síndrome do intestino irritável, câncer de cólon e doença celíaca. Na dúvida, melhor procurar ajuda profissional.

TONTURA OU SENSAÇÃO DE DESMAIO

Se a tontura ocorrer após uma forte pancada na cabeça e vier acompanhada de febre alta, perda súbita de audição, dor no peito e visão ela pode significar um dano grave e a pessoa deve ser levada ao médico imediatamente. Outros casos que merecem atenção veem ainda acompanhados de enfraquecimento das pernas ou braços, fala embaralhada, perda de consciência e mal-estar. Entre as causas estão: problema cardíaco, anemia, enxaqueca, síndrome metabólica e transtornos de ansiedade.

MUDANÇAS NO ESTADO MENTAL

Saúde: quando procurar um médico com urgência

Casos de confusões repentinas de pensamento, de concentração e problemas de memória e orientação são sinais de que um médico deve ser procurado o mais rápido possível. As mudanças no estado mental podem significar diversos problemas, como infecção, anemia, baixo índice glicêmico, desidratação ou problemas mentais. Em alguns casos, ela pode ser causada por um acidente vascular cerebral (derrame) ou por um tumor.

VÔMITO

Quando o vômito acontece de maneira inexplicável em pessoas que não tem histórico de vômitos sem um motivo aparente, ele pode ser um prenúncio de infarto ou ainda de problemas vascular, digestivo ou neurológico.

SEDE INTENSA E MUITA VONTADE DE FAZER XIXI

Saúde: quando procurar um médico com urgência

Beber quantidades grandes de água (cerca de quatro litros por dia) e ir ao banheiro em intervalos menores do que o de costume podem ser sintomas de rinite alérgica ou de que os níveis de glicemia do sangue estão desregulados. O problema é quando o sintoma é causado por diabetes, por exemplo. Na dúvida, não deixe de procurar ajuda.

TOSSE INSISTENTE

Uma tosse seca, do tipo que arranha a garganta e o pulmão e tem duração de mais de três semanas, pode ser reflexo do uso de alguns remédios ou o sintoma de problemas como tuberculose, sinusite ou mesmo de um refluxo de ácido do estômago.

INCHAÇO

Pessoas acima do peso e com varizes têm normalmente um pouco de inchaço nas pernas ao fim do dia. Mas quando esse inchaço começa a aparecer mais cedo e vem acompanhado de falta de ar e inchaço no rosto, é hora de procurar um médico imediatamente. Quando o inchaço aparece nas duas pernas, pode estar sendo causado por problemas de coração e de rim. Quando apenas uma perna é afetada, ele pode ser o resultado de uma trombose e costuma vir acompanhado de dores fortes no membro.

[Fonte: Veja]





Gostou? Curtiu? Compartilhe!

Divulgue no Orkut