Tenho Dito!

Mário completa 30 anos: veja principais jogos


O bigode e macacão vermelho começaram a se popularizar em 1981, num jogo de fliperama. No game, o hoje consagrado personagem Mário era chamado de Jumpman e tinha a tarefa de desviar barris para salvar a princesa das garras do gorila.

O sucesso foi tanto que em pouco tempo ele ganhou seus próprios jogos e, nos últimos 30 anos, viu a fama crescer ainda mais.

Difícil encontrar que nunca se aventurou em um jogo protagonizado por Mário, né?! Veja os principais:

DONKEY KONG JR.

Mário completa 30 anos: veja principais jogos

Lançado em 1982 também para fliperama, traz Mario como vilão. O jogador controla Donkey Kong Jr. e o personagem que precisa salvar o pai, que está sendo mantido em uma jaula pelo próprio Mario. Coisas do passado…

MARIO BROS

Mário completa 30 anos: veja principais jogos

É o primeiro jogo com Mário no papel principal, e foi lançado em 1983. Nele, Mario e seu irmão Luigi precisam investigar as tubulações da cidade, de onde estão saindo estranhas criaturas. É nesse jogo que os dois personagens viram encanadores.

SUPER MARIO WORLD

Mário completa 30 anos: veja principais jogos

Um dos maiores clássicos da série Mário. Lançado em 1990 no Japão, o jogador precisa passar por todas as fases para salvar a princesa do vilão Bowser. Com gráficos um pouquinho melhores, o jogo marcou época. Até hoje é difícil encontrar alguém que não saiba cantarolar a musiquinha do Super Mario World.

SUPER MARIO 64

Mário completa 30 anos: veja principais jogos

Em 1996, Mario ganhou sua versão em três dimensões. Super Mario 64 revolucionou a forma como os fãs do encanador veem o personagem. Além de ganhar profundidade, foi possível jogar em terceira pessoa: em vez de ver Mario de lado, a câmera o acompanha de costas.

SUPER MARIO BROS WII

Mário completa 30 anos: veja principais jogos

O jogo é uma homenagem a todos os outros estrelados por Mario. Como nos games antigos, aqui a plataforma é em 2D, ou seja, o jogador acompanha o Mario de lado. Porém todos os gráficos são em três dimensões. O grande diferencial é a plataforma multiplayer, em que é possível passar pelas fases com até quatro jogadores.

[Fonte: Folha de SP]





Gostou? Curtiu? Compartilhe!

Divulgue no Orkut

3 Comentários

  1. Andreza:

    Que lindinho! Sempre amei esse jogo, marcou minha infância ^^ e quando posso jogo de novo!
    Abraços.

  2. alexandre miller:

    legau a postagem so o MARIO BROS que ta com a foto de Super Mario bros 3

  3. marlon:

    eu tenho esse jogo e gosto muito