Tenho Dito!

Cocô diz muito sobre a sua saúde


Você talvez já tenha ouvido falar nisso, mas se for minimamente parecido comigo deixou a informação passar logo. Pois acredite: o cocô diz muita coisa sobre a nossa saúde. Em casos mais graves, ele pode denunciar até o início de um câncer de intestino. No dia a dia, pode indicar se estamos nos alimentando bem, comendo gordura ou açúcar demais ou se existe alguma razão pra procurar um médico.

Veja essas dicas e entenda porque é importante dar uma olhadinha antes de acionar a descarga.

Cocô: ele diz muito sobre a sua saúde

1) COR

É importante que as fezes tenham a cor marrom, que é a mais comum. Uma cor parecida com vermelho indica sangramento ou ingestão de alimentos muito pigmentados, como gelatina, cereais vermelhos, suco de tomate, beterrada ou medicamentos com essa cor.

Já se forem mais escuras, as fezes podem indicar que há sangramento no estômago ou excesso de ferro no organismo. Para quem achou o cocô meio verde, o conselho é relaxar. A cor é causa do consumo de gelatina verde, alimentos com ferro e espinafre.

Já se a suas fezes estão esbranquiçadas ou amarelas, tenha um pouco mais de atenção: isso pode acontecer por causa do excesso de leite, mas também pode ser consequencia do uso de antiácidos ou até de hepatite. A aparência amarelada também pode ser causada por um parasita chamado giárdia.

Cocô: ele diz muito sobre a sua saúde

2) APARÊNCIA

Muco ou sangramento nas fezes são sinais mais preocupantes e o conselho é realmente procurar um médico. Isso pode significar que você tem hemorróidas, colite ou até mesmo câncer.

Já as fezes muito gordurosas são típicas de má absorção de algum nutriente. Se forem acompanhadas de muitos gases, por exemplo, podem indicar uma má absorção de carboidratos.

Um cocô amolecido e pastoso e com pedaços de alimentos pode ser sinal de intoxicação alimentar, intolerância a lactose, uso de antibióticos e antiácidos e até denunciar situações de muita ansiedade.

Cocô: ele diz muito sobre a sua saúde

3) DESCONFORTO

Sentir dor na hora de fazer cocô pode significar que você está com hemorróidas ou está comendo poucas fibras no dia a dia.

E se as fezes têm um cheiro fedido demais, outro motivo para ter atenção: esse pode ser um sinal de desequilíbrio da flora intestinal ou um excesso de proteína animal que pode ter apodrecido dentro do intestino, antes de ser eliminado.

4) FORMATO

Se o seu cocô é fino e comprido, atenção: ou você está comendo poucas fibras ou existe algum problema que atrapalha a passagem das fezes.

Já se as fezes aparecem no formato de bolinhas pequenas e ressecadas, você pode estar com o intestino preso, o que denuncia falta de fibras, falta de água e excesso de gordura, fast foods e alimentos industrializados.

5) OUTRAS DICAS LEGAIS

Se suas fezes boiam isso signifca que ela tem maior concentração de fibras e que está tudo bem nesse quesito. Já se elas afundam, isso mostra uma maior concentração de gorduras no seu organismo.

Quando alguma coisa não vai bem com a nossa digestão o próprio corpo se encarrega dos alertas. Sentimos dores, cólicas, barriga inchada e acumulamos gases, além de experimentar uma sensação geral de desconforto.

Na hora de ir ao banheiro, procure ficar o mais próximo possível da posição que faria se estivesse de cócoras. Vale apoiar os pés num banquinho ou numa pilha de jornais, porque isso facilita bastante a eliminação total das fezes.





Gostou? Curtiu? Compartilhe!

Divulgue no Orkut

25 Comentários

  1. Hannah:

    Parabéns. Falou muito bem sobre o cocô. Hannah.

  2. Arthur:

    Gostei, parabéns…

  3. Tatah:

    muito bom o artigo, adorei

  4. Ana:

    Muito bacana e instrutivo. Gostei. Aborda um assunto nojento com muito jeitinho e habilidade.
    De olho no cocô!

  5. Sentimento Calmo:

    Muitas coisas que não sabia. Um bom artigo!

  6. Bruno:

    Gostei do post. As minhas boiam, são marrons, e parecem linguiça toscana. Fiquei tranquilo. Ufa!

  7. Klaus Kinder:

    Até que enfim… um verdadeiro post de merda!!!!

  8. Káka:

    Obrigada pela merda de informação!! Dessa vez no bom sentido!!! \o/

  9. Ramon:

    KKKK

  10. gildo da cruz:

    não é kaká;é neymar!!!

  11. alvaro:

    muito bom o conteúdo

  12. Bruna Ramalho:

    Gosteiiiiiiiiii muitas duvidas esclarecidas
    valeu

  13. ESTRELINHA VERMELHA:

    É MESMO….. FINALMENTE UM POST DE MERDA….KKKKKKKKKKKKKKK

    AMEI ESSE COMENTÁRIO…..KKKKKK

    COCÔ É TUDO!!!!

  14. clayton:

    OTIMO ARTIGO…PARABENS…OBRIGADO POR COMPARTILHAR CONHECIMENTO.

  15. ROSANGELA:

    ESTOU PREOCUPADA, DE UNS TEMPOS PRA CÁ ESTOU EVACUANDO SEMPRE FININHO, COMO BEM, ME ALIMENTO BEM….. NÃO SINTO DOR, MINHAS FEZES ESTA MARROM, AS VEZES BOIAM, E AS VEZES AFUNDAM. O QUE PODE SER ISSO , ME AJUDEM.A MINHA MAIOR PREOCUPAÇÃO E COM A ESPESSURA.

  16. Iranice:

    Fui dignosticada com SII, tomo remédio mas meu intistino não melhora, evacuo de 3 a 4 vezes, fezes esbranquiçada, fina e tenho muitas gazes. Fico preocupada, perdi peso devido a mudança na alimentação e tenho evitado sair, não é facil ter esta doença é um mau estar completo. Parabéns pelo site, informações muito úteis.

  17. marcela:

    quero saber si comer melancia faz as fezez sairem vermelha como parecidas di sangue?por favor alguem mi responde.

  18. Mitnel:

    Caramba, nem de merda vocês entendem. Fezes que boiam são fezes com excesso de gordura (essa história de que fezes com fibra boiam é conversa de algum gordinho). Dúvida? Então faça um teste: como bastante comida gordurosa e, quando for ao banheiro, veja sua “obra” boiando.

  19. renata:

    Cheguei até aqui porque minhas fezes saíram finas e compridas, muito finas mesmo. Fiquei preocupada.
    Gostei do post.

  20. ruth:

    SINTO MUITAS DORES GUANDO O INTESTINO ESTA SE PREPARANDO PARA EU IR AO BANHEIRO GOSTARIA DE SABER O QUE ISSO SIGNIFICA TENO MUITOS GASES PRESOS BARRIGA INCHA MUITO. POR GENTILEZA GOSTARIA DE OBTER UMA RESPOSTA

  21. Hudson Marques:

    Achei o artigo uma ” merda ” hehe
    Brincadeiras a parte , Considerem um elogio
    Aqui na empresa o pessoal de Segurança e Saúde nos deram uma palestra sobre o assunto , para que possamos conhecer um pouquinho melhor do nosso organismo em coisas que não nos damos conta e ai poderá ser tarde para prevenir
    Abs
    HSM

  22. Day:

    Só errou em uma, as fezes esverdiadas não são porque causa do consumo de gelatina verde, pode ser também uma disfunsão causada pelo digestão rapida dos alimentos ou a liberação excessiva da bile. Ai pode ser ocasionado pela presença de pedras na vesicula.

  23. MARLI:

    ESTOU TOMANDO METRONIDAZOL,NAO SEI SE E POR CAUSA DELE,MAS QUANDO AO USAR PAPEL HIGIENICO PERCEDO QUE ACOR ESTA AMARELA.O QUE PODE SER,ME RESPONDA.

  24. zé da bosta:

    meu cocô sempre boia. to bem na fita

  25. Carshy:

    Achei proveitoso,de fácil compreensão, e foi muito oportuna a observação. Da coloração verde.
    Tenho apresentado desarranjos intestinais com quadro diarreico em aspecto não em quantidade e também apresentando fezes finas. Estou preocupada. Pode me dizer algo? possibilidades de diagnostico.

Comente